AMIGOS...

terça-feira, 12 de julho de 2011

* BALAIO DE GATOS ,POR ANTÔNIO R.BELO, PRESIDENTE UGCC.

Balaio de Gatos.....
 
      Tenho ouvido e assistido, com certa frequência na mídia, referências à pássaros em cativeiro, indiscriminadamente, como uma prática criminosa. Acredito, que isto, de certa forma, vem confundindo a opinião pública à respeito dos criadores de pássaros domésticos. Confundem-nos com aqueles que prendem e maltratam os pássaros silvestres, com o objetivo específico do comércio ilícito, colocando a todos no mesmo saco, "balaio de gatos".
      Raramente temos o reconhecimento de nossa verdadeira essência: amor aos pássaros. Assim como o Pedro gosta de gatos, o Paulo gosta de cachorros e o João gosta de peixes e, não são rotulados com adjetivos pejorativos.
      O criador, como o próprio vocábulo sugere, é um artista em busca da sua obra prima: o pássaro campeão.
      Acorda cedo. Salta da cama e toma seu café. Coloca sua "farda" - entenda-se roupa velha -  e vai para o criadouro. Limpa as gaiolas. Prepara a "farinhada". Troca a água e alimenta os bichinhos.
     Escolhe o melhor macho, a melhor fêmea e espera, pacientemente, o nascimento dos filhotes perfeitos. Dia após dia, mês após mês, ano após ano, sacrificando as férias, os feriados, os fins de semana. Esta é a vida de um criador. Só entende quem o é.
     Fazemos isto pelo simples prazer de obtermos belos filhotes, em quais depositamos todas as nossas esperanças, quando estão na mesa de julgamento e cujo maior prêmio é nada mais que o simples reconhecimento.
     A beleza utópica é o nosso objetivo. Somos criadores e ornitólogos. Somos observadores, parceiros e amantes da natureza. E, mais do que qualquer um, não queremos o seu fim.
     Enquanto criarmos pássaros, teremos a garantia de preservação dos mesmos.



Antônio Ricardo Belo
Presidente da UGCC - União Gaúcha de Criadores de Canários