AMIGOS...

segunda-feira, 21 de novembro de 2011

* VITAMINAS , MUITO CUIDADO...

São corpos químicos indispensáveis em pequenas quantidades para manter a vida , o crescimento e o normal funcionamento dos orgãos do corpo .
 As vitaminas , as aves vão buscá-las à alimentação ( as naturais , mas as quantidades produzidas por estas não suficientes , pois também normalmente as vitaminas não são produzidas no próprio organismo do canário sendo necessária a administração pela mão do homem através da alimentação ( as sintéticas  em forma de gotas liquidas , pó , comprimidos ou cápsulas).
A falta de vitaminas provoca retardamentos no crescimento ,resistência débil às doenças , dificuldades na criação , etc. , muitas das vezes até á morte.
O excessivo uso de vitaminas também provoca danos no organismo .
As vitaminas eram só por si tema para um artigo bastante longo , daí não entrar em por menores . Tanto de descrições como de funções de generalidade , mas apenas deixar uma abordagem superficial das mais importantes e necessárias .
 Vitamina A  
 Encontra-se nas frutas e verduras ( couves , cenouras , espinafres , alfaces , alperces , pêssegos , melões , etc.) , quanto maior for a cor verde ou amarela da fruta ou verdura melhor . Outra fonte importante da vitamina A é o óleo de fígado de bacalhau . É necessária ao funcionamento do organismo , fortalecendo-o e evitando o aparecimento de doenças . A carência da vitamina A  pode provocar raquitismo e perturbações na visão .
Vitamina B
Divididas em B1 , B2 , B3 , B5 , B6 , B8 , B12 , estas encontram-se na gema do ovo , arroz com casca , milho , frutos secos , gérmen , trigo , soja , frutas , verduras , produtos lácteos, levedura de cerveja, etc. a sua utilização em aves que estejam a ser medicadas com antibióticos, sulfamidas ou antiflamatórios é de grande importância.
Vitamina C 
Esta vitamina  encontramo-la em grande quantidade nas frutas principalmente cítricas e verduras ( laranja, limão, kiwi, morangos, espinafres, brócolis, couve, etc. ) esta vitamina tal como as outras éimportantíssima no desenvolvimento e equilíbrio no organismo, mas essencialmente é a vitamina que cura e previne o escorbuto. Melhora a fertilidade e diminui a mortalidade embrionária.
Vitamina D
 Os alimentos ao contrario das outras vitaminas não aportam grande quantidade de vitamina D, pode-se encontrar em poucas quantidades no óleo de fígado de bacalhau, produtos lácteos e gema de ovo. A luz ´é uma óptima fonte para a sintetização da vitamina D no organismo das aves, daí a luz natural ser essencial, mas em quantidades adequadas. A sua carência conduz a um débil crescimento (raquitismo).
A sua administração é óptima em casos de desnutrição, as aves jovens ou velhas, fêmeas reprodutoras e todas as aves com falta de luz natural.
Vitamina E
Chamada a vitamina da fertilidade ou de reprodução. Encontra-se no gérmen do trigo, óleos de semente e frutos oleaginosos ( milho, girassol, soja , noz , azeitona, colza, algumas frutas e verduras). Deve utilizar-se em aves de esterilidade, alterações musculares e intestinais. A sua carência pode provocar esterilidade, morte embrionária e outras complicações orgânicas


 Colina
Formando parte do grupo B, é ótima na eliminação de gorduras e toxinas do organismo.
Evita problemas hepáticos .Podemos encontra-la na levedura de cerveja e gérmen de trigo.Como já referi em pontos anteriores, as fontes naturais não são suficientes para as aves, daí o uso necessário de vitaminas sintéticas, que hoje encontramos de boa qualidade e com facilidade no comércio da especializado. Em relação à, qualidade esta é relativa, pois as inúmeras marcas no mercado onde naturalmente umas são melhores que outras, devido á sua concentração e fabrico. A sua qualidade pode andar longe do preço, ou seja pela lógica o que é barato não terá boa qualidade. Muitas vezes optamos pelo mais barato e acabamos por ser iludidos, pois a dosagem exigida é maior e as necessidades das aves não são suprimidas, o que acaba por nos trazer mais custos e outros problemas. Aconselho a seguirem a escolha de produtos recomendados por criadores experientes e com conhecimentos e mais importante ainda que sejam da vossa confiança. Quando da administração de vitaminas ou antibióticos deve utilizar-se água em solução açucarada, para tornar a bebida mais apetecível, fazendo com que as aves não a rejeitem .
A água
Elemento importante no bom funcionamento no organismo das aves. A água deve estar sempre `a disposição das aves, limpa e fresca num bebedouro. Cada vez mais a água da torneira não é de boa qualidade, pois é da companhia e contém bastante cloro, daí aconselhar o uso de água mineral sem gás, pois o consumo de água pelas aves é reduzido. Principalmente quando da administração de antibióticos ou vitaminas, mudar a água de 12 em 12 horas. Água limpa deve ser mudada diariamente, pois se ficar mais de 24 horas principalmente durante os dias de calor tende a fazer proliferar bactérias e micróbios nocivos.
Nota 1
Sementes germinadas, faltava falar sobre elas... Há opiniões diversas de criador para criador, uns apoiam outros não o seu uso. Com a utilização de frutas frescas e verduras , a utilização das sementes germinadas, torna-se dispensável. Para aqueles que não disponham de e verduras frescas, aí sim, devem utilizar as sementes germinadas , tendo sempre em atenção a sua preparação. As sementes na sua fase de germinação elaboram enzimas, vitaminas e elementos biológicos benéficos para as aves, mas também acontece que o processo de germinação pode destruir essas mesmas vitaminas e substancias úteis, podendo mesmo dar lugar formação de bolores capazes de gerar nas aves estados patológicos com resultados letais. Fica pois ao critério de cada um a utilização ou não dessas mesmas sementes germinadas.
Nota 2
 Regra geral temos o hábito de dar frutas, verduras e papas durante o dia e muitas vezes ao fim do dia, pois é a altura que mais jeito nos dá. Só que essa pratica na altura das criações não é a mais correta. Como as frutas, as verduras  e as papas são de fácil digestão, devem ser dadas durante a manhã e às primeiras horas da  tarde, para que durante o resto do dia, até ao anoitecer as aves se alimentem de alimentos mais consistentes e de digestão mais lenta e difícil, afim de que passem a noite com o papo cheio, evitando assim passar várias horas com o estômago vazio.
Muitas vezes temos à noite filhotes saudáveis e na manhã seguinte mortos , o que será? Esta prática é aconselhável principalmente durante o período da criação e em dias de noites mais longas e em especial para as crias.
Pode ser esta uma das causas.
  VOCÊ SABIA

OS pássaros conseguem pousar sobre fios elétricos, encapados ou não, sem levar choque. Aparentemente causa grande espanto quando analisado, pois quando um fio desencapado é tocado libera grande descarga elétrica. Com os pássaros é diferente.
A distância entre as patas dos pássaros é bem curta, não é suficiente para gerar um potencial elétrico entre dois pontos (DDP). O choque, dessa forma, somente acontece quando a corrente elétrica entra por um determinado local e sai por outro, ou seja, fecha o ciclo da eletricidade que é a condução de energia. A eletricidade liberada no pássaro não lhe provocará uma descarga elétrica porque ele não estará encostado em nenhum objeto a não ser o fio, porém, se o pássaro desequilibrar e encostar-se a outro objeto, ele receberá a corrente elétrica.
Se uma pessoa, por descuido ou curiosidade, pegar um fio com as duas mãos, nada acontecerá também; desde que ela esteja como pássaro, sem encostar em nada além daquele fio.

Agora se você pegar em um fio destes e der diferença de potencial a ele (encostar em algo - outro fio, poste....) o choque acontecerá.
Em localidades que existem Tuiuius, os fios da rede elétrica são mais afastados uns dos outros. O pouso dele sobre estes fios não ocasiona o choque como no pássaro da foto; porém a asa dele é muito grande; no pouso ou ao voar, a asa dele pode encostar em outro fio gerando uma ddp e ocasionando a passagem de corrente pelo pássaro ou como é mais conhecido - o famoso choque elétrico.
Por :Gabriela Cabral
Equipe Brasil Escola