AMIGOS...

domingo, 1 de maio de 2011

* DICAS PARA O INICIO DA CRIAÇÃO...2011

-PRECIPITAÇÃO.
*Todos os anos fiz meus casais no final de junho ,mas julho é muito frio aqui no sul ,perdi várias ninhadas, não porque os casais não eram bons e sim frio muito frio , as fêmeas não saiam do ninho ,o macho as vezes não dava conta e isso só trazia decepção e judiava das fêmeas , em 2011 mais exatamente em AGOSTO farei meus casais , a temperatura já estará bem mais amena e já será quase primavera, acredito em melhorar muito a média por casal, menos posturas  mais  filhotes por casal.
 
 A expectativa para para este ano é de criar em torno de 250 filhotes com 26 casais , assim espero, estou colocando abaixo alguns passos que na minha experiência acho importante.
 *ANTES DE TUDO FAÇA O PREVENTIVO QUE TUDO DARÁ CERTO.
É MUITA COISA,MAS PARA SERMOS BEM SUCEDIDOS NA CRIAÇÃO,TEM QUE SER ASSIM.

 ABRIL -   Antiàcaro   - Vacinar todos os Pássaros com  IVOMEC POUR -ON
tipo para ovelha , com um cotonete passar sobre o pé do pássaro.

 MAIO Vermes Administrar Vermifugo AVITRIN cfe. instruções de bula.
     IMPORTANTE : Trocar a água diariamente e após o término dar um Polivitaminico do tipo Glicopan ou similar por tres dias.

 JUNHO -  Coccidiose - Vetococ ,um envelope para 4 litros de água durante 03 dias ,após intervalo de tres dias repetir por mais tres dias.

 JULHO - Vitaminas - Potenay B-12 ( outro ) durante 15 dias e descançar 15 repetindo até o acasalamento para cada 50 ml de água 05 gotas .Para um bebedouro médio 150 ml -15 gotas.

 JULHO - Vitamina E  ,de preferência em pó tipo Angercal ou outras , adicionar na farinhada 01 colher de chá para 04 gemas de ovo misturadas diariamente até o inicio da postura ,até 15 de Agosto.

 AGOSTO - Desparasitar - Pulverizar  com  Kilol - l   04 ml  para 02 litros de água  todo o Canaril , sem tirar os pássaros .


- Escolher as criadeiras ou gaiolas , procure o lugar mais silencioso e iluminado da casa ,( DESDE QUE SUA MULHER NÃO BRIGUE)achou, este é o ideal ,coloque o ninho em altura média  e  demais apetrechos,coloque as FÊMEAS , porque? para que elas assimilem a sua nova casa e evitar que coloquem ovos no chão + - 04 dias colocar os machos escolhidos ,em alguns dias  as fêmeas começarão a bater asas e piar,estão prontas para postura ,compre saco de sisal nunca coloque (cordões , linhas )e corte em quadrados e prenda na gaiola com prendedor de roupa para estimular a fêmea a fazer ninho.

CRIADEIRA

NINHO

SACO DE SISAL
IMPORTANTE: Para colocar os machos com as fêmeas , devem estar cantando e pulando nas gaiolas SAÚDE 100% juntos nas gaiolas administre VITAMINA  E em pó na farinhada ou liquida nos bebedouros 10 gotas para 150 ml trocar a água todos os dias para não fermentar.

ACASALAMENTOS:

Faça acasalamentos PADRÃO ,algo diferente se você não tiver experiência, pergunte para algum criador para que não tenha decepções.
Alguns exemplos de acasalamentos PADRÃO-Na Dúvida sempre Perguntar.

Amarelo IN  x  Amarelo NV ( Pouca névoa branca sob o dorso)
Branco Rec  x  Branco Rec
Branco Rec   x   Branco Do ( ponta das asas cor amarela)
Vermelho IN x  Vermelho NV   
Vermelho Ms X Vermelho Ms (machos máscarados,Fêmea não)
Verde IN x Verde NV
Verde x Azul ( cinza )
Gloster com Topete x Gloster sem Topete

-Fêmeas com ninho pronto 1º ovo  até o 5º ovo retirar e recolocalos todos juntos para que descasquem ao mesmo tempo .
Inicio do choco - 07 dias de choco já podemos ver se tem filhotes, coloque o ovo contra luz forte,se tiver escuro tem filhote , mais 07 dias descascarão ,sempre durante o choco quando a Fêmea sair do ninho burifar com solução de KILOL-L desinfetante ou àgua para facilitar que a casca se rompa quando descascar.Durante o choco ofereça ao casal comidas variadas farinhada com ovo,maça,verduras com folhas escuras ,mais vitaminas elas possuem e banheira disponivel para seu banho sempre na parte da manhã, até a noite estarão secas. 
Descacou - Com 07 dias anilhar os filhotes,sempre anote tudo,exemplo abaixo.
 
 SEPARAR : 30 dias, estarão comendo poderão ir para as voadeiras ,quando forem, vacinar com IVOMEC molhe um cotonete e passe  sobre o pé.
 *QUALQUER DÚVIDA EU QUE POSSA AJUDAR ,PERGUNTE NO MURAL DE RECADOS.

UM GRANDE ABRAÇO  E SUCESSO.