AMIGOS...

sexta-feira, 14 de outubro de 2011

* GRANÍVOROS....

È um dos fatores
 mais importantes no bem estar, muda e reprodução das aves.
 GRANIVOROS....
Os canários estão inseridos no grande grupo dos granivoros, ou seja,  aves cuja a base da sua alimentação são sementes. Antes de desenvolver um pouco este tema julgo ser importante explicar como se faz a digestão e absorção dos alimentos ingeridos, sendo vários os orgãos intervenientes neste processo:
Pelo fato das aves  não possuírem dentes mas sim bico ,  os alimentos não são mastigados mas sim engolidos, passando diretamente para o papo onde  se começam a misturar com os sucos digestivos, segregados pela ave.

Em seguida vão para o primeiro estômago também denominado Ventrículo Sucenturiado ou Estômago Glandular. Trata-se de uma dilatação do esófago, composta por inúmeras glândulas secretórias de sucos digestivos.
Este estômago está ligado a um outro por uma válvula, que se designa  estômago muscular ou moela, é aqui que os alimentos são triturados, pois este órgão é muito musculoso e tem no seu interior placas córneas trituradoras de alimentos.
A seguir à moela fica logo o intestino delgado sendo comprido e enrolado, passando ao intestino grosso que é  menor  e pouco enrolado, e é então  aqui que é feita a absorção dos nutrientes.
Outros dos intervenientes neste processo são o fígado e o pâncreas. O primeiro  tem um tamanho bastante considerável e fornece sucos à moela para auxiliar a digestão, o segundo fornece várias e importantes enzimas digestivas.
O aparelho digestivo termina na cloaca, onde são expelidos os produtos não necessários em forma de  urina e excrementos.
                               Sistema Digestivo 
     1 - GOELA
    2 - PAPO
    3 - VENTRICULO
    4 - MOELA
    5 - FÍGADO
    6 - VISICULA BILIAR
    7 - BAÇO
    8 - PANCREAS
    9 - INTESTINO DELGADO
   10- INTESTINO GROSSO
   11- CLOACA
Como atrás foi referido a base da alimentação dos canários são as sementes, devendo estas ser de boa qualidade e isentas de pó, e de entre todas as sementes de preferência optar pelas menos prejudicais à saúde das nossas aves, que quanto a mim são  denominadas “sementes brancas” ou sementes farináceas,  onde se incluem a alpiste, aveia, milho alvo, etc,  visto terem menor teor de gordura  e maior valor proteico e nutricional. As denominadas “sementes pretas” ou sementes oleosas, o nabo, colza, canhamo entre outras são sementes mais gordurosas, mais indigestas e que vão obrigar a um esforço suplementar do fígado das aves.
Com isto não quero dizer que se deve abdicar de algumas sementes, devemos sim fornecer às aves uma mistura em que a maior percentagem seja alpiste dado ser a semente mais importante e rica.
Na  tabela seguinte poderão ver a composição de algumas sementes .  
Alimentos
Água
Hidratos Carbono
Gorduras
Minerais
Proteinas

%
%
%
%
%
Alpiste
15
55
5
5
12
Aveia
7
65
6
5
12
Nabo
7
15
40
4
20
Canhamo
10
40
40
2
15
Milho Alvo
12
50
5
3
14
 Contudo apesar dos canários serem granivoros, devemos complementar a sua alimentação,   com papas de boa qualidade, suplementos alimentares, complementos vitaminicos,  frutas e verduras.
Na utilização das frutas e verduras deve-se ter cuidado na sua aquisição, pois como é do nosso conhecimento com a utilização de produtos químicos na agricultura sem os devidos cuidados, poderemos vir a provocar distúrbios intestinais alguns deles fatais.
Para tentar obviar esta situação se possível adquirir frutos e verduras isentos de tratamentos químicos, ou então lavá-los e secá-los cuidadosamente antes de os dar ás nossas aves.
Outro dos componentes da alimentação das aves são os minerais e oliolementos, existindo no mercado suplementos muito completos nesta área. Estes elementos vão favorecer a formação e  manutenção do esqueleto, calcificação das fêmeas para a postura e auxilia a trituração dos alimentos na moela ou 2º estômago.
Para finalizar a água que é uma componente importantíssima da alimentação da aves, deve ser renovada diariamente,  tendo especial atenção com a limpeza e desinfecção dos bebedouros.
É  a este conjunto de alimentos que as aves vão retirar as vitaminas, proteínas, lipídios, glicidos, necessárias ás varias etapas da sua vida.                               O que pretendo tentar transmitir é que as aves devem ter uma alimentação tão variada quanto  possível e da melhor qualidade.
Tudo isto são conceitos gerais, que podem variar de pessoa para pessoa de canaril para canaril, não quero dar um método mas sim alertar para  um conjunto de questões que podem favorecer o bem estar das nossas aves.

 VOCÊ SABIA:
Os pulmões das aves são compactos e muito eficientes. Estão ligados à estruturas muito importantes chamadas sacos aéreos, que trabalham para a diminuição da densidade da ave durante o vôo.
Na base da traquéia há uma estrutura chamada siringe, com músculos vocais, responsáveis pelo canto.
Esses sons emitidos pelas aves possibilitam a comunicação entre indivíduos da mesma espécie - o que é importante para a defesa do animal, para a marcação do território , e para aproximar machos e fêmeas no período reprodutivo.
Há aves, como o avestruz e o urubu, que não possuem a siringe.

Editado por CANÁRIOS VIEIRA 14/10/2011.