AMIGOS...

domingo, 30 de junho de 2019

* É BOM SABER.....



1 – Não Introduzir qualquer pássaro no criadouro sem que antes seja banhado com solução de Kill Red, para eliminar possíveis “piolhos”.

2 – Antes de deitar a fêmea no ninho o fundo deve ser pulverizado com Tratto (pó antipulgas para cães), e depois colocar os ovos para chocar.
3 – A Vitamina E deve ser ministrada com cautela porque pode esterilizar o pássaro quando fornecida em excesso. A quantidade ideal é de 2 g (l colher de café rasa) por quilo de farinhada seca, durante 20 dias para o macho e 10 dias para a fêmea, antes do acasalamento.

4 – A crosta nas patas do canário é facilmente removida quando aplicada levemente uma solução de glicerina líquida (75%) com benzoato de benzila (25%) ou glicerina fenicada (3%). Produtos manipulados em farmácias.

5 – O ovo preso abate a fêmea que, pelo esforço, acaba morrendo se não coloca-lo em 12 horas. Fricção leve de Vick Vaporub na cloaca ajuda a distensão do oviduto favorecendo a expulsão. Água açucarada no bico também ajuda.

6 – É importante examinar a prole logo que nasce.
Pinta preta na barriga revela doença grave. Salmonela. O tratamento imediato é oferecer papinha com Baytrill no bico dos filhotes até o desaparecimento da doença. Em uma colher de sobremesa de farinha especial para papinha de filhotes, adicionar uma gota de Baytrill e 4 gotas de Micostatin. Na água de bebida adicionar três gotas de Baytrill em bebedouro de 50 ml durante 15 dias.

7 – Outra doença mortal para o filhote é quando a moela fica estufada, parecendo que tem no intestino um caroço de milho encravado. É Colibacilose. Tratar imediatamente, com Clavulin Suspensão oral 125 mg na papinha. Preparar a papinha (uma colher de sobremesa de farinha seca) e adicionar a 5ª parte de uma colher de café rasa do sal Clavulin e oferecer no bico do filhote uma vez por dia. Continuar o tratamento até desaparecer o inchaço.

8 – As patas dos canários são visadas pelos mosquitos que provocam inflamações. Passar pomada Equiderme até a cura é o tratamento recomendável.

9 – Vento encanado, humidade, luz nocturna interrompendo o sono.