AMIGOS...

domingo, 30 de outubro de 2011

* RAÇÃO EXTRUSADA..PARTE 01


Ração extrusada: é a ração que passa por um processo chamado extrusão. Neste processo, a ração é submetida a alta temperatura(mais ou menos 105º C), umidade e pressão em uma máquina chamada extrusora, que tem uma rosca sem-fim onde a ração é processada. Depois ela passa por uma matriz que dá a forma a ração(ossinho, pata, triangulos, etc) e é cortada. Após o corte, a ração passa por secagem, onde a temperatura diminue e a umidade é retirada até chegar a cerca de 12%. A ração é submetida ao banho de óleo, com óleos de origem animal e palatabilizantes. Depois a ração é embalada.
 Ração Peletizada é a ração que passa por um processo chamado peletização, onde é submetida a umidade e calor (menos intensos que da extrusão), passa por uma matriz peletizadora, que é uma chapa redonda cheia de furos que dá forma a ração (macarrão) e é cortada em pellets de 3-5 mm.
Rações trituradas: são rações que sofreram o processo de peletização e foram trituradas em seguida para diminuir o seu tamanho.
Rações fareladas:são rações que não sofreram processamento nenhum, apenas houve a mistura dos ingredientes.
As rações peletizadas, extrusadas e trituradas, como passaram por processamento por calor, tem algumas propriedades de seus ingredientes modificadas, tornado os nutrientes mais digestíveis. Então, fala-se que estas rações tem maior digestibilidade, ou seja, o animal aproveita melhor.
Para cada tipo de animal, para cada fase, há uma recomendação do uso dos diversos tipos de ração.
Rações extrusadas: mais usadas para pets(cães e gatos), peixes, suínos na fase pré-inicial.
Rações peletizadas: mais usadas para suínos na fase inicial e reprodutores, bovinos de leite, bovinos de corte de alto valor genético, coelhos, cavalos, avestruzes, peixes.
Rações trituradas: frangos de corte, codornas, peixes (alevinagem).
Rações fareladas: frangos de corte, frangas de postura, suínos em crescimento e terminação, bovinos em confinamento.