AMIGOS...

domingo, 30 de outubro de 2011

* RAÇÃO EXTRUSADA E SUAS VANTAGENS..PARTE 02

Rodrigo Barreto
Revista SICO 2006
Arquivo editado em 30/10/2011

 Por: Canários Vieira
Segundo dados do Sindicato Nacional da Indústria de Alimentação Animal, somente o setor de Pet Food, em especial com rações para cães e gatos, movimentou 1.562.400 toneladas no ano de 2005. Para 2006 a previsão é de um crescimento de cerca de 7 %, chegando a 1.672.300 toneladas. Apesar destes expressivos números, quem tem pelo menos 30 anos de idade lembra de que  forma, na sua infância, eram alimentados os cães e gatos. Restos de comida ou preparados caseiros eram regra na alimentação destes animais, enquanto o uso de ração ainda era algo meio "fora de propósito". Hoje em dia estes animais são, via de regra, alimentados com ração balanceada comercial amplamente encontrada no comércio. A recomendação dos veterinários quanto à alimentação correia de cães e gatos é insistente no uso de ração balanceada.
O que aconteceu neste período para uma mudança tão significativa?
Apenas as ações de marketing dos grandes fabricantes foram responsáveis pela mudança de hábito dos consumidores?
 Não. A associação das necessidades dos consumidores, praticidade e economia, com a recomendação técnica dos veterinários, gerou esta mudança de perfil.
 Mas por que a recomendação técnica é pelo uso de rações balanceadas?
 Deixando de lado uma série de vantagens adicionais e tratando apenas do aspecto mais significativo, podemos dizer que
não há melhor forma de suprir os animais com os nutrientes adequados para cada espécie e época de desenvolvimento. Com as constantes e volumosas pesquisas no setor, as exigências nutricionais destes animais já estão bem definidas, de forma que produtos de empresas de confiança podem de fato garantir a alimentação adequada para estes animais de companhia.
                    
 E quanto aos pássaros?
 Em que estágio estamos quanto à adequada alimentação? Podemos dizer que este setor não vai escapar desta importante tendência, porém ainda está vivendo esta transformação. Entre os aficionados por pássaros há uma maior resistência a uma mudança vista como "extrema" ou"radical", que seria a troca das tradicionais misturas de sementes por ração balanceada. Já se ouviu quem dissesse que passarinho tem bico para descascar e comer sementes, portanto esta é a alimentação adequada para eles, como acontece na natureza. Este raciocínio nos leva a traçar um paralelo e concluir que cães e gatos têm caninos para comer carne, portanto os Pet Shops ao invés de vender sacos de ração, deveriam disponibilizar gatos "SRD" para a alimentação "natural" de cães e camundongos para a nutrição adequada de gatos.   
     Vantagens das rações balanceadas
Existe uma série de vantagens do uso de rações balanceadas frente às tradicionais misturas de sementes, não como uma opção a mais, mas sim como a base da alimentação dos pássaros.
     Vamos enumerar as principais:
1) O processo de formulação da ração permite que o produto apresente os níveis de garantia exatamente de acordo com as exigências nutricionais dospássaros. Desta forma a ração pode perfazer 100 % de sua alimentação, deixando a necessidade de suplementação apenas para situações especiais, como períodos de convalescença, reprodução e muda de penas.
2) Mesmo quando se tenta fazer uma boa composição através da mistura de diferentes tipos de sementes, enfrenta-se a questão da escolha pêlos pássaros das sementes que mais lhes agradam, comprometendo a intenção do balanceamento. Na ração a composição é a mesma em cada grânulo ou partícula, o que proporciona uma alimentação uniforme.
3) Seu uso evita problemas nutricionais, como excesso de gordura e deficiência de vitaminas, minerais e aminoácidos, freqüentes nas dietas à base de sementes.
4) O processo de fabricação permite que a ração apresente cor, textura e aroma mais agradáveis a cada espécie de pássaro. O processo de extrusão promove alterações favoráveis, como o aumento da digestibilidade dos nutrientes,além de eliminar possíveis patógenos presentes nos ingredientes, pela ação de altas temperaturas.
5) Proporciona considerável economia, já que o consumo de ração é cerca de 30 a 40 % menor que o volume de sementes que seriam utilizadas, em função das cascas e do desperdício de sementes pêlos pássaros.
 6) Facilidade de manejo, pois não há necessidade da rotina diária de soprar as cascas das sementes. Deste modo a ração pode ser fornecida para vários
dias.

7) A ausência de agrotóxicos, normalmente presente nas sementes e eventualmente nas verduras, evita intoxicações e doenças pulmonares. Alguns agrotóxicos podem não apresentar sintomas aparentes de intoxicação, porém podem até esterilizar os pássaros.
8) Os pássaros não são submetidos aos riscos que acontecem no uso de  alimentos frescos, como ovo cozido, que é rapidamente deteriorável, pondo em risco a saúde dos animais, em especial em períodos quentes.
Adaptação
Como qualquer outro animal submetido a uma mudança na dieta, há necessidade de um período de adaptação para a nova alimentação. Quanto mais novo o pássaro, maior a facilidade de adaptação. Pássaros habituados há muito tempo às  dietas a base de sementes poderão estranhar inicialmente o novo alimento, mas também podem ser adaptados. Pássaros nascidos em ambientes onde a dieta já é a ração, são alimentados pêlos pais desde o início com este alimento, sem necessidade, portanto, de adaptação.
Havendo necessidade de adaptação, deve-se proceder a mistura da ração com as sementes de costume, conforme a tabela:
1° ao 3° dia
¼ ração – ¾ sementes
4° ao 6° dia
½ ração – ½ sementes
7° ao 9° dia
¾ ração – ¼ sementes
A partir do 10° dia
Sómente ração balanceada
A opinião de quem entende
Confira a seguir alguns importantes depoimentos do meio científico sobre a questão da alimentação de pássaros com rações balanceadas frente às dietas a base de sementes:"Uma dieta balanceada deve permitir ao pássaro uma vida cheia e
alegre. Uma dieta  desbalanceada pode ser a causa de muitas doenças e da morte prematura dos pássaros. Mesmo para pássaros comedores de sementes, alimentá-los apenas com elas não é apropriado. Mesmo quando diferentes tipos de sementes são fornecidas, as sementes não serão capazes de suprir todas as necessidades minerais e vitamínicas necessárias."
(Basic Bird Nutrition -Jennifer Prince DVM, Drs. Póster & Smith Veterinary Service Department - Wisconsin Veterinary Medical Associations.)

"Sementes não contém nutrientes suficientes para manter um pássaro saudável ou prover nutrientes adequados para a reprodução. Sementes possuem baixas concentrações de cálcio e são também deficientes em proteínas, minerais e vitaminas.Alimentar os pássaros apenas com sementes pode causar severas deficiências nutricionais e a morte prematura dos pássaros."
 (Understanding Pet Bird Nutrition - Gary D. Butcher, Veterinário de Aves e Richard M.D. Miles Nutricionista de Aves. Universidade da Flórida, Instituto de Alimentos e Ciências Agrárias, 1996.)
"Devido ao fato das cascas representarem de 18 a 69 % das sementes e serem removidas antes da deglutição, uma parte significativa das misturas de sementes são transformadas em lixo. Algumas ainda são muito gordurosas e promovem a obesidade. O processo de extrusão induz certas modificações químicas e físicas no alimento que são vantajosas. A alta temperatura destrói microorganismos potencialmente patógenos."
 (Nutrition of Caged Birds - Formulated Diets Versus Seed Mixtures for Psittacines. Comparative Nutrition Group, Departament of Animal Science, Michigan State University.)
"Rações para cães, mesmo sendo um alimento "não natural", é aceito pela maioria das pessoas e veterinários como a maneira correia de alimentar estes animais. Da mesma forma, extrusados para pássaros podem ser vistos como uma maneira conveniente de alimentar os pássaros. Além dos benefícios nutricionais, os grânulos fazem menos sujeira (não contém cascas), são mais acessíveis (não ficará comida escondida sob as cascas), seguras (não estragam quando são deixadas na tigela por mais tempo, como ocorre com os suplementos a base de ovo por exemplo), menos desperdício (não é necessário jogar fora porções não consumidas), menos trabalho (podem ser colocadas quantidades maiores na tigela em relação às sementes) e fáceis de serem deixadas em alimentadores ou recipientes quando for sair de férias."
"Veterinários há muito tempo vem alertando sobre as doenças em aviários causadas por má nutrição. Pesquisas em nutrição de aves têm feito grandes avanços e, como resultado, fabricantes de comida para pássaros tem sido capazes de formular variadas e nutritivas rações. As vantagens de um produto extrusado incluem a ausência de pó no alimento e a exclusão do risco de contaminação por bactérias. Os extrusados são resultado de extensivas pesquisas e testes e são formulados para satisfazer todos as necessidades nutricionais dos Pássaros. Muitos criadores tem registrado aumento do sucesso reprodutivo após terem trocado a alimentação habitual pela ração extrusada. Uma vez que os produtos tem validade de 1 a 2 anos você obtém sempre comida fresca da embalagem. Ao contrário de muitas sementes que são estocadas em pilhas que ficam ali estragando por muitos anos.
ExperiênciaHá cerca de 15 anos a alcon produz rações balanceadas para pássaros, utilizadas por criadores profissionais. Muitos destes criadores substituíram há muitos anos as misturas de sementes por rações extrusadas, com ganhos significativos em qualidade nutricional e praticidade. Atestam eles que o uso continuado do produto melhora o potencial reprodutivo e o estado nutricional do pássaro,  aumentando sua resistência e diminuindo sobremaneira a incidência de doenças e a mortalidade, além de aumentar a vitalidade, a beleza das penas e o vigor do canto.
A quebra deste paradigma já é uma realidade. A evolução vem acontecendo naturalmente.

Rodrigo Barreto, eng. agrônomo e MBA em marketing pela FGV, é assessor técnico da Alcon.